>
Escrito por : Kashikikatoka terça-feira, 9 de setembro de 2014

Estado: Completo (12 episódios)
Géneros: Mistério, Thriller, Horror, Escolar, Seinen

Cartaz oficial do anime com os protagonistas Misaki Mei e Sakakibara Kouichi

E se toda a tua turma ignorasse a existência de alguém?
Kouichi Sakakibara muda-se para a terra natal da sua falecida mãe - o pai está fora, e Kouichi vai viver com a tia e avós. 
Kouichi sofre de uma doença pulmonar que o leva a ser internado antes de ter oportunidade de ir para a escola. Durante a sua estadia no hospital, Kouichi é visitado por três representantes da sua turma.
Ao receber alta, Kouichi encontra-se no elevador com Misaki Mei - uma misteriosa rapariga que usa um tapa-olho - Misaki dirige-se para a morgue, no último piso do hospital.
Kouichi regressa às aulas e depara-se com o estranho facto de toda a gente agir como se Misaki não estivesse presente - a carteira dela é velha e diferente, ninguém fala com ela, ninguém a ouve, ninguém a vê.
Isto suscita a curiosidade de Kouchi que tenta descobrir mais - mas a turma 3-3 não é uma turma qualquer - há 26 anos atrás nessa mesma turma alguém admirável chamado Misaki morreu repentinamente.
Recusando aceitar a sua morte, toda a turma e professores decidiu agir como se esse alguém estivesse vivo até à graduação da turma. A turma decidiu tirar uma foto e eis que na foto surge Misaki, fazendo esta personagem ser "extra" na turma.
A partir daí uma série de acontecimentos envolvendo mortes ocorre na turma.

A turma 3-3

A história parece de início complexa, mas ao longo dos episódios os acontecimentos desenvolvem-se de forma lógica.
Um dos melhores pontos é não ter excesso de personagens para uma animação de 12 episódios.
Another leva o expectador a sentir imensa curiosidade, quase tanta quanto Kouichi, talvez isto acabe por ser um ponto negativo pois a animação não é assustadora, é interessante, tem suspense e mistério, mas simplesmente não assusta, apesar de a animação estar boa dentro do género.
Tem acontecimentos previsíveis, mas tem algumas surpresas que eu não esperava.
A animação representa bem o género: cenários com tons de castanho, roxo, vermelho e preto e uma atmosfera sombria e negativa (locus horrendus). Fora isso, os personagens sem os cenários pareceriam personagens de uma animação qualquer apenas com um uniforme talvez não tão colorido como alguns.
Uma das cenas mais conhecidas do anime é sem dúvida  deste chapéu de chuva, gerando imensas obras de escárnio acerca desta mesma cena

A música, o som de Another, leva o expectador a pensar no que se seguirá na próxima cena. O expectador quase sente calafrios em determinadas cenas.
O tema de abertura é interpretado por ALI PROJECT - grupo este que combina bem com a atmosfera sombria da animação, dando um toque gótico e dá algo como um cheiro a 'morte' e 'mistério'.
Já o tema que encerra cada episódio é um pouco mais nostálgico com piano e uma voz mais 'calma'.
Na parte das vozes temos Takamori Natsumi como Misaki Mei (Kujou Joutarou de JoJo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders), Abe Atsushi (Mashiro de Bakuman) como Sakakibara Kouichi e ainda é de destacar Harada Hitomi (mais conhecida como cantora) a dar voz à mãe de Misaki - Kirika.
Não são nomes extremamente conhecidos, mas as suas vozes sem dúvida complementam as personagens.
Preparem-se para ver algum sangue, pode até chocar os mais sensíveis

Another é um anime com uma história até original dentro do género - tem um tema que desperta o meu interesse. Porém o anime teve aspetos menos bons, as atitudes da turma pareciam forçadas e teve cenas meio que aborrecidas, há mais suspense que terror - tornando-o aborrecido para quem procura algo assustador.
O final foi rápido: tanto mexericanço e teoria na minha cabeça para no final me deparar que a resposta sempre esteve ali...foi simples mas não foi mau.
Não me alongando mais, recomendo a que não esperem algo assustador, vejam o anime caso gostem do género.



Por fim deixo-vos a OP - interpretada por ALI PROJECT, grupo conhecido nomeadamente pelas aberturas de Rozen Maiden



Deixar um comentário

Subscrever ao Post | Subscrever ao Comentário

- Copyright © 2014 Um Otaku Português - AyeSir -