>
Escrito por : Unknown quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Estado: Completo (27 episódios)
Géneros: Comédia, Mecha, Acção, Sci-Fi


Cartaz oficial do anime

Já alguma vez sentiram aquele vazio após acabarem uma anime que mexeu convosco?
Tengen Toppa Gurren Lagann para mim é um desses animes. Uma grande produção do estúdio GAINAX  também conhecido por animes como Neon Genesis Evangelion, Panty & Stocking with Garterbelt e Medaka Box.
Sinopse: A humanidade vive desesperada, debaixo da terra, com escassez de recursos, mas parcialmente protegida dos perigos da superfície, que é patrulhada por "Beastmen" que pilotam mechas chamados "Gunmen". Esta é a história de um homem que ainda tinha que entender o seu destino! Simon, Kamina e Yoko (as personagens do cartaz) e os seus amigos vão lutar para restaurar a liberdade da raça humana enfrentando os "Beastmen" e o actual rei!

Imagem de quando os personagens principais emergem à superfície

Apesar de a história ser simples no seu todo, a forma como se desenvolve é interessante, consegue transmitir sentimentos ao espectador. Os combates são de proporções épicas e sobem na escala de "epicness" com o progredir da história. O anime não tem ciência ou inteligência nos combates, é apenas explosões e se o problema não está resolvido... nada como mais explosões para ver se resolve. No entanto, o anime tem muito mais sucesso a cativar a audiência quando não está a tentar ser sério, do que nas poucas vezes em que tenta.
O anime tem um ritmo rápido ao início (primeiros 3 episódios), que colam a audiência ao ecrã, infelizmente depois tem mais 3 episódios que custam um pouco a ver, que são relativos à introdução do elenco de personagens secundárias em que o ritmo abranda um pouco, mas depois retoma e volta a criar o mesmo efeito sobre o espectador.
Os personagens enquadram-se em alguns estereótipos de personagens mas devido ao imensurável desenvolvimento que cada um tem, eles acabam por evoluir ao longo da série e deixam a sensação de que não são só os típicos personagens cliché. Neste âmbito destaco o Simon pelo progresso que se observa nele enquanto personagem ao longo do anime, e a Yoko, porque apesar de estar a servir o papel de "fan-service girl" ela acaba por ser relevante e ter personalidade. Quanto ao Kamina... é a Lenda da série, nada mais a dizer.

Simon e Kamina ainda no sub-solo

A animação é muito boa durante a maior parte do anime, apesar de ter pouca consistência. O episódio 4 é sem dúvida o mais penalizado com a gestão feita ao orçamento da animação e claramente os últimos episódios têm claramente mais dinheiro investido, porque a animação é soberba. Note-se que não deixa de ter um estilo muito único no que diz respeito à animação, como é característico do diretor Hiroyuki Imaishi ( também diretor de 
Neon Genesis EvangelionPanty & Stocking with Garterbelt e Kill la Kill).
A banda sonora é muito variada e adequa-se a todos os momentos do anime, da qual destaco duas faixas. Uma mais rock, a música das cenas de acção Gattai Nante Kurokurae!! e a outra tem uma composição orquestral fabulosa, misturada com rap que me ficou no ouvido durante muito, mas muito tempo: Libera me from Hell. A música de abertura é a mesma durante toda a duração do anime e sinceramente, foi uma muito boa escolha, porque a música é muito boa, Shoko Nakagawa - Sorairo Days. A música dos créditos finais também é boa, mas quase não se ouve pois a maior parte das vezes acaba-se por saltar logo para o próximo episódio com o entusiasmo!

 
Cartazes de Kill la Kill e Samurai Flamenco

Recomendações: Apesar de Gurren Lagann ser um pouco único, se gostaste e estás à procura de algo para preencher aquele vazio eu recomendo Kill la Kill do estúdio Trigger que é dos mesmos produtores e apesar de o seu conteúdo ser diferente e único a história tem o mesmo aspecto que a de Gurren Lagann no grande desenrolar dos acontecimentos. Posso também recomendar Samurai Flamenco que é uma comédia com super-heróis, com um desenrolar dos acontecimentos também a tomar proporções absurdas.

Deixar um comentário

Subscrever ao Post | Subscrever ao Comentário

- Copyright © 2014 Um Otaku Português - AyeSir -